Hoje, 20 de agosto é o dia do vizinho, eu não sabia mas me parece uma data tão importante que é comemorada duas vezes no ano, sendo a outra data em 23 de dezembro. Vizinho é algo tão importante na vida que chega a gostar tanto da gente a ponto de nos presentear com aquela musica alta de qualidade. Gente boa mesmo era uma vizinha que eu queria ter, escritora e poeta conhecida como Cora Coralina. Seus vizinhos gostavam e admiravam tanto ela que resolveram fazer uma festa de aniversário surpresa. Ela, com sua sabedoria e humildade abriu mão do aniversário e sugeriu uma festa coletiva para todos da vizinhança, esse conto já tem mais de 30 anos, e em homenagem dedicaram este dia como dia do vizinho.
Sei que os vizinhos de hoje não são iguais aos de Coralina, há uma diversidade de pessoas que cercam nosso lar e nós também a cercamos. Amar o próximo nunca foi tão real, pois talvez existam vizinhos que saibam muito mais sobre nós do que qualquer outro parente. Afinal, humano não vive sem humano, talvez porque se espelhe ou admire. Na minha meditação voltei para mais de 2000 anos, e vi o quanto o termo vizinhança pode ser antigo, tanto que o imperador Marco Aurélio já reflexionava o seguinte pensamento; "Não desperdice o que resta da sua vida especulando sobre seus vizinhos. Qualquer coisa que o distraia da fidelidade do governante dentro de você, significa uma perda de oportunidade para alguma outra tarefa"
Certamente vemos nestas duas personalidades distintas, cada um em sua época, o equilíbrio fundamental para boa convivência humana e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário